Como ler e estudar o Sistema da Chave Mestra

29 de Janeiro de 2020

Uma das perguntas mais frequentes sobre o livro “Master Key System” é:

Como devo ler “O Sistema da Chave Mestra”?

O livro está dividido em 24 capítulos (semanas), cada capítulo termina com um exercício.

O autor, Charles F. Haanel, pede que você pratique por uma semana, ou até que você domine o exercício.

A confusão sobre como ler este livro vem do fato de que originalmente O Sistema da Chave Mestra era um curso por correspondência. Em suas “Instruções Gerais”, Haanel escreveu que:

O Master Key System consiste em vinte e quatro partes, os nomes dos alunos são colocados em uma máquina de endereçamento e uma parte é enviada por semana. Eles avançam automaticamente e não podem ser enviados com mais freqüência, nem podem ser retidos.

Haanel dizia que seus alunos deveriam ler cada parte pelo menos uma vez por dia até a próxima chegar. Então: “Escreva as respostas para as perguntas na primeira parte, corte e envie para mim”.

A conclusão e o envio a Haanel das perguntas no final de cada capítulo era necessária, pois esses documentos eram devolvidos ao aluno “com as respostas corretas para comparação”.

Deve-se notar também que a Haanel naquele momento não vendia o livro do O Sistema da Chave Mestra. Era preciso concluir o curso por correspondência antes que o livro fosse enviado.

O volume encadernado nunca é vendido a ninguém a qualquer preço, a menos que eles tenham concluído o estudo.

Então, ao começar a ler o Sistema da Chave Mestra pela primeira vez, você deveria abordar o livro como originalmente pensado por Haanel?

Embora o método de Haanel funcionou perfeitamente no século XX, descobri que é necessário um método diferente hoje em dia.

Encorajo as pessoas que se aproximam do livro pela primeira vez a lê-lo como se estivesse lendo um romance ou qualquer outro livro. Não preste muita atenção nos exercícios e apenas se familiarizem com o trabalho.

Uma vez que a pessoa tenha feito isso, então - e somente então - eu descobri que ela está pronta para realmente estudar o livro, com ênfase nos exercícios.

Na minha experiência, muitos começam a estudar o livro antes de estarem prontos e, dentro de alguns capítulos, acabam desistindo.

Quando uma pessoa lê o livro e se familiariza com os jargões e o estilo de Haanel, ela poderá entender melhor os conceitos e os exercícios. Você estará “animado” e pronto para experimentar verdadeiramente o livro e os exercícios.

Se esta é sua primeira experiência com o sistema, leia-o de cabo a rabo. Veja do que se trata.

Depois, quando estiver pronto, reserve um tempo para estudá-lo como Haanel instruiu, indo semana a semana, lendo cada lição uma vez por dia durante uma semana e praticando os exercícios.

Acima de tudo, quando você se comprometer a estudá-lo, não desista. Termine seu estudo.

O Master Key System é um dos sistemas de estudo mais convincentes para o desenvolvimento de seus poderes mentais de concentração e visualização já escritos.

E saiba que o valor real do livro não é necessariamente o que Haanel escreveu sobre filosofia e metafísica. Está nos exercícios. Não se apresse e trabalhe para dominá-los da melhor maneira possível.

O Sistema da Chave Mestra é um livro poderoso, mas deve ser abordado adequadamente.

Não há necessidade em se apressar. Esta é uma corrida de resistência, não de velocidade.

Como Haanel disse:

Se um capítulo chegar antes que você esteja pronto, coloque-o de lado até que esteja pronto. Não há necessidade para pressa.

Não é preciso ter pressa, apenas compreensão.


Estamos postando semanalmente o resumo de cada uma das 24 partes do livro, é uma rápida maneira de você se familiarizar com o conteúdo. Fique ligado!