Livro: "O Sistema da Chave Mestra" de Charles F. Haanel

16 de Janeiro de 2020

“O Sistema da Chave Mestra”, em inglês “The Master Key System”, foi originalmente publicado como um curso por correspondência de 24 semanas em 1912 e, em seguida, em forma de livro em 1916.

Charles Francis Haanel, além de escritor, foi um empresário de sucesso. Praticando os princípios que ele pregava, criou várias empresas importantes.

Com apenas 43 anos de idade, ele já era presidente da “Continental Commercial Company”, presidente da “Sacramento Valley Improvement Company” e presidente da “Mexico Gold & Silver Mining Company”.

Temas

As idéias expostas no livro são baseadas principalmente na filosofia do Novo Pensamento. Mas há também influências de outras fontes, como o Hinduísmo, a Teosofia e a Bíblia.

Entre os pontos-chave do sistema de Haanel ele descreve o funcionamento prático das:

Outro aspecto importante do sistema é o elemento “Verdade”. A compreensão da “Verdade” deriva da compreensão de que o Espírito é tudo o que existe e que não se pode ser outra coisa, senão perfeição. A verdade fornece aos leitores certeza, coragem e determinação para mudar suas vidas para melhor.

Cada uma das 24 partes contém um exercício, que deverá ser seguido à risca antes de se passar à próxima parte. Cada capítulo é sistematicamente construído um sobre o outro - e é isso que faz do “Sistema da Chave Mestra” um sistema.

Influência

Juntamente com “A Ciência de Ficar Rico”, de Wallace D. Wattles, “O Sistema da Chave Mestre” inspirou grande parte do conteúdo do filme de Rhonda Byrne, “O Segredo”, que mais tarde foi convertido em livro com o mesmo nome.

Charles Haanel recebeu uma carta em 1919 de Napoleon Hill, que mais tarde escreveu um dos livros mais vendidos de todos os tempos, “Pense e Enriqueça”, dizendo que seu próprio sucesso era devido aos princípios estabelecidos em “O Sistema da Chave Mestra.”

Definitivamente é uma das mais influentes obras sobre o poder do pensamento criativo. E é leitura obrigatória para quem está investigando o Universo.

Lendas em torno do “The Master Key System”

Durante mais de 100 anos, foram criadas diversas lendas em torno dele.

Uma delas é que o livro foi proibido em 1933 e que sua publicação desapareceu do mercado por imposição da Igreja Católica. Mas na realidade, pode ser provado que em 1935, por exemplo, ele ainda estava sendo anunciado, publicado e impresso.

Da mesma forma, existe uma estória que Bill Gates lendo “O Sistema da Chave Mestra” desistiu de Harvard e criou a Microsoft. Mas não se pode achar nenhuma prova sobre esse fato.


Como o livro é denso, estamos postando semanalmente o resumo de cada uma das 24 partes dele. Mas não se esqueça que você deve realizar todos os exercícios propostos, senão você não obterá nenhum resultado.