O Sistema da Chave Mestra - Parte 3

10 de Fevereiro de 2020

Vamos progredir na leitura do livro “O Sistema da Chave Mestra” de Charles F. Haanel. Conforme prometido segue o resumo da parte 3.

Recursos mentais

Elimine qualquer tendência possível de reclamar das condições como elas eram ou são, porque cabe a você alterá-las e transformá-las no que você gostaria que elas fossem. Direcione seu esforço para o controle dos seus recursos mentais.

Persista nessa prática até que você perceba o fato de que não pode haver falha na realização de nenhum objetivo adequado na sua vida.

Vimos que todo pensamento é recebido pelo cérebro e sujeito ao nosso poder de raciocínio. Quando a mente objetiva está convencida de que o pensamento é verdadeiro, ele é enviado ao plexo solar, o cérebro da mente subjetiva, para transformar nosso corpo, e ser trazido à realidade.

Como vimos, a mente subconsciente não pode argumentar; apenas age. Aceita as conclusões da mente objetiva como verdade absoluta.

O plexo solar é o ponto central de distribuição da energia que o corpo está constantemente gerando. Essa energia é distribuída pelos nervos a todas as partes do corpo e é lançada a atmosfera que envolve o corpo humano.

Se essa radiação de energia é suficientemente forte, a pessoa cria em si o que chamamos de magnetismo pessoal.

Essa pessoa pode exercer um imenso poder para o bem. Somente a sua presença, trará conforto às mentes perturbadas com as quais ela entra em contato. Ela possui uma saúde física e mental perfeitas, podendo manifestar no mundo material o que quiser.

Por outro lado, se essa radiação for fraca, as sensações são desagradáveis. O fluxo de vida e energia para alguma parte do corpo é interrompido, e essa é a causa de todos os males da raça humana, tanto físico, mental, quanto ambiental.

Físico porque o plexo solar não está mais gerando energia suficiente para vitalizar uma parte do corpo. Mental porque a mente consciente depende da mente subconsciente para sustentar seu pensamento. E ambiental, porque a conexão entre a mente subconsciente e a Mente Universal está sendo interrompida.

O plexo solar é o ponto em que a parte se encontra com o todo, onde o finito se torna infinito, onde o inexistente se cria, o universal se individualiza, o invisível se torna visível.

É o ponto em que a vida aparece e não há limites para a quantidade de vida que um indivíduo pode gerar a partir deste centro solar.

Pensamentos se tornam coisas

O pensamento consciente, então, é o mestre desse centro solar, do qual a vida e a energia de todo o corpo flui, e a qualidade do pensamento que recebemos determina a qualidade do pensamento que esse sol irá irradiar e, consequentemente, determinará as experiências da pessoa no mundo externo.

Tudo o que precisamos fazer é deixar nossa luz brilhar; quanto mais energia pudermos irradiar, mais rapidamente seremos capazes de transmutar condições indesejáveis ​​em fontes de prazer e lucro.

O pensamento não resistente expande o plexo solar; o pensamento agradável o expande; um pensamento desagradável o contrai.

O único inimigo do plexo solar que deve ser absolutamente eliminado é o medo. Ele é a nuvem que esconde o sol, que causa uma melancolia perpétua.

É o medo que faz os homens temerem o passado, o presente e o futuro; temem a si mesmos, seus amigos e inimigos; tema tudo e todos. Quando o medo for efetivamente e completamente destruído, sua luz brilhará, as nuvens se dispersarão e você encontrará a fonte de poder, energia e vida.

O Poder Infinito e você

Quando você descobre que realmente é possuidor de um poder infinito, e quando pode conscientemente percebê-lo através de uma demonstração prática de sua capacidade de superar qualquer condição adversa pelo poder de seu pensamento, não terá mais nada a temer; o medo será destruído e você tomará posse do que é seu por direito.

É a nossa atitude mental em relação à vida que determina as experiências que vivenciaremos; se não esperamos nada, não teremos nada; se exigirmos muito, receberemos muito.

O mundo é duro apenas quando deixamos de nos afirmar. As críticas ao mundo são amargas apenas para aqueles que não tem coragem de exigir espaço para suas idéias. É o medo dessa crítica que faz com que muitas idéias deixem de ver a luz do dia.

Mas o homem que sabe que tem um plexo solar não temerá críticas ou qualquer outra coisa; ele estará muito ocupado irradiando coragem, confiança e poder; ele antecipará o sucesso por sua atitude mental; ele derrubará barreiras e saltará sobre o abismo da dúvida e da hesitação que o medo coloca em seu caminho.

Concentre-se mentalmente no objeto de seu desejo; quando você está se concentrando, está trabalhando o subconsciente. Essa não é a única maneira, mas é uma maneira simples e eficaz, e a maneira mais direta e, consequentemente, a maneira pela qual os melhores resultados são garantidos. É quando o poder criativo ilimitado da Mente Universal está sob controle da mente consciente do indivíduo.

Ao aplicar na prática esse princípio, não perca tempo racionalizando como você deverá receber o que deseja, o finito não pode informar o Infinito.

Você deve simplesmente dizer o que deseja, não como deve obtê-lo.

Exercício parte 3: relaxe o corpo

Para o seu exercício desta semana, pedirei que você dê um passo adiante. Quero que você não apenas fique perfeitamente imóvel e iniba todo o pensamento o máximo possível, mas relaxe, solte, deixe que os músculos tomem sua condição normal; isso remove toda a pressão dos nervos e elimina a tensão que freqüentemente produz exaustão física.

O relaxamento físico é um exercício voluntário, pode ser controlado pela vontade. É um exercício de grande valor, pois permite que o sangue circule livremente no cérebro e no corpo.

As tensões levam a inquietação mental e atividade anormal da mente; produz preocupação, cuidado, medo e ansiedade. O relaxamento é, portanto, uma necessidade absoluta, a fim de permitir que as faculdades mentais exerçam a maior liberdade.

Faça este exercício o mais completo possível, determine mentalmente que você relaxará todos os músculos e nervos, até se sentir quieto e repousante e em paz consigo mesmo e com o mundo.

Seu Plexo Solar estará pronto para funcionar e você ficará surpreso com o resultado.

Estudo: perguntas e respostas

1- Qual sistema de nervos é o órgão da Mente Consciente?
O sistema nervoso central.

2- Qual sistema de nervos é o órgão da mente subconsciente?
O sistema nervoso autônomo.

3- Qual é o ponto central de distribuição de energia que o corpo está constantemente gerando?
O plexo solar.

4- Como essa distribuição pode ser interrompida?
Por pensamentos resistentes, críticos e discordantes, mas especialmente pelo medo.

5- Qual é o resultado dessa interrupção?
Todo mal com o qual a raça humana é afligida.

6- Como essa energia pode ser controlada e direcionada?
Pelo pensamento consciente.

7- Como o medo pode ser completamente eliminado?
Por uma compreensão e reconhecimento da verdadeira fonte de todo poder.

8- O que determina as experiências com as quais nos encontramos na vida?
Nossa atitude mental predominante.

9- Como podemos acordar o plexo solar?
Concentre-se mentalmente na condição que desejamos ver manifestada em nossas vidas.

10- Qual é o princípio criativo do universo?
A Mente Universal.


Estamos postando semanalmente o resumo de cada uma das 24 partes do livro. Mas não se esqueça que você deve realizar todos os exercícios propostos, senão você não obterá nenhum resultado.