O Sistema da Chave Mestra - Parte 4

17 de Fevereiro de 2020

Vamos progredir na leitura do livro “O Sistema da Chave Mestra” de Charles F. Haanel. Conforme prometido segue o resumo da parte 4.

Estamos todos conectados

O que você pensa, faz ou sente, é uma indicação do que você é.

O pensamento é energia e energia é poder. Todas as religiões, ciências e filosofias com as quais o mundo até então está familiarizado se baseiam na manifestação da energia em vez de entender e trabalhar a própria energia em si, portanto, o mundo se limitou aos efeitos, enquanto as causas foram ignoradas ou mal compreendidas.

Por esse motivo, temos Deus e o diabo na religião, positivos e negativos na ciência, e bons e maus na filosofia.

O sistema da “Chave Mestra” reverte esse processo. Ele está interessado apenas na causa. Somente entendendo e trabalhando a causa podemos garantir os efeitos na saúde, harmonia, abundância, bem-estar e felicidade.

“Estamos pensando em Deus como morando no homem e não influenciando os homens de fora.” - Lyman Abbott

A vida é expressiva e nossa função é nos expressar de forma harmoniosa e construtiva. Tristeza, miséria, infelicidade, doença e pobreza não são necessidades e devemos constantemente eliminá-las.

Aquele que fortaleceu e purificou seu pensamento não precisa se preocupar com micróbios. Aquele que entendeu a lei da abundância irá imediatamente para a fonte de suprimento. É assim que o destino e a sorte serão controlados tão prontamente quanto um capitão controla seu navio.

Poucas pessoas sabem pensar de forma construtiva ou correta. A maioria das pessoas permite que seus pensamentos se concentrem em propósitos egoístas, o resultado inevitável de uma mente infantil. Quando uma mente amadurece, entende que o germe da derrota está em todo pensamento egoísta.

A mente treinada sabe que toda transação deve beneficiar qualquer pessoa que esteja de alguma forma conectada à ela, e qualquer tentativa de lucrar com a fraqueza, ignorância ou necessidade do outro, operará inevitavelmente em sua desvantagem.

Isso ocorre porque o indivíduo faz parte do Universal. Uma parte não pode se opor a nenhuma outra parte, mas, pelo contrário, o bem-estar de cada parte depende do reconhecimento do interesse do todo.

Você pode ser, fazer e ter o que deseja

Uma das afirmações mais fortes que você pode usar com o objetivo de fortalecer a vontade e realizar seu poder é: “Eu sou o que quero ser”.

Repita, perceba quem e o que é esse “eu”; tente entrar em uma compreensão completa da verdadeira natureza do “eu”; se o fizer, você se tornará invencível. Desde que seus objetivos e propósitos sejam construtivos e, portanto, estejam em harmonia com o Princípio Criativo do Universo.

Se você decidir fazer alguma coisa, faça! Que nada e ninguém interfira. O “eu” em você determinou, a coisa está resolvida; o dado é lançado, não há mais argumento.

Quando você aprender a se controlar, encontrará o Mundo Interior que controla o mundo exterior; você se tornará irresistível; homens e coisas responderão a todos os seus desejos sem nenhum esforço aparente da sua parte. Aqui está o segredo do poder, da maestria.

Não podemos dar a menos que recebamos; não podemos ser úteis a menos que sejamos fortes. O Infinito é pura abundância, e nós, que somos os representantes do poder Infinito, também devemos ser abundantes.

Se desejamos prestar serviço aos outros, precisamos ter poder, mas para obtê-lo, devemos dar; nós devemos estar a serviço.

Quanto mais damos, mais recebemos; devemos nos tornar um canal pelo qual o Universal possa se expressar.

O Universal está constantemente procurando se expressar, estar a serviço e procura o canal pelo qual pode encontrar a maior atividade.

O Universal não pode se expressar através de você enquanto estiver ocupado com seus planos, seus próprios propósitos.

Acalme os sentidos, busque inspiração, concentre a atividade mental no interior, habite na consciência da sua unidade com a Onipotência.

A essência e a alma de todas as coisas são espirituais, o espiritual é o real, porque é a vida de tudo o que existe; quando o espírito se foi, a vida se foi; está morto; deixou de existir.

Essas atividades mentais pertencem ao mundo interior, ao mundo da causa; e condições e circunstâncias que resultam são o efeito. É assim que você se torna um criador.

Esse é um trabalho importante e, quanto mais grandiosos e nobres os ideais que você puder conceber, mais importante será o trabalho.

Busque o equilíbrio

Excesso de trabalho, excesso de lazer ou atividade corporal excessiva de qualquer tipo produz condições de apatia e estagnação mental que tornam impossível realizar o trabalho mais importante que resulta da realização do poder consciente.

Devemos, portanto, buscar o Silêncio com freqüência. O poder vem através do repouso da mente. É no Silêncio que podemos ficar quietos e podemos pensar. O pensamento é o segredo de toda conquista.

O pensamento é movimento e é transportado pela Lei da Vibração da mesma forma que a eletricidade. É dada vitalidade pelas emoções através da Lei do Amor; assume forma e expressão pela Lei do Crescimento; é um produto do eu espiritual, daí sua natureza divina, espiritual e criativa.

É necessário chamar as emoções para dar vitalidade ao pensamento, para que ele se expanda e se torne realidade. Esse é o componente esquecido por muitos quanto querem realizar a Lei da Atração.

A força mental é garantida exatamente da mesma maneira que a força física é garantida, pelo exercício.

Exercício parte 4: controle as emoções

Nesta semana, depois de tomar sua posição habitual, remova toda a tensão relaxando completamente e depois mentalmente abandone todas as condições adversas, como ódio, raiva, preocupação, ciúmes, inveja, tristeza, problemas ou decepções de qualquer tipo.

Você pode dizer que não pode “se livrar” dessas coisas, mas pode. Você pode determinar mentalmente, com intenção e persistência voluntárias.

A razão pela qual alguns não podem fazer isso é porque se deixam controlar pelas emoções, e não pelo intelecto. Mas aqueles que serão guiados pelo intelecto obterão a vitória. Você não terá sucesso na primeira vez que tentar, mas a prática leva à perfeição.

Você deve ter sucesso em descartar, eliminar e destruir completamente esses pensamentos negativos e destrutivos; porque são as sementes que constantemente germinam condições desfavoráveis de todo tipo.

“Não há nada mais verdadeiro do que a qualidade do pensamento que entretemos se materializam no mundo exterior. Esta é a lei da qual não há escapatória. E é essa lei, essa correlação do pensamento com seu objeto, que há muito tempo levaram as pessoas a acreditarem em providência divina.” - Wilmans

Estudo: perguntas e respostas

1- O que é pensamento?
O pensamento é energia espiritual.

2- Como ele é realizado?
Pela Lei da Vibração.

3- Como é dada vitalidade ao pensamento?
Pela Lei do Amor.

4- Como ele se forma?
Pela Lei do Crescimento.

5- Qual é o segredo de seu poder criativo?
Ele é uma atividade espiritual.

6- Como podemos desenvolver a fé, coragem e entusiasmo que resultarão em realizações?
Pelo reconhecimento de nossa natureza espiritual.

7- Qual é o segredo do poder?
Prestar serviço.

8- Por que isso é assim?
Porque nós recebemos na medida em que damos.

9- O que é o silêncio?
Uma quietude física.

10- Qual o valor do silêncio?
É o primeiro passo para o autocontrole, o autodomínio.


Estamos postando semanalmente o resumo de cada uma das 24 partes do livro. Mas não se esqueça que você deve realizar todos os exercícios propostos, senão você não obterá nenhum resultado.