O Sistema da Chave Mestra - Parte 5

26 de Fevereiro de 2020

Progredindo na leitura do livro “O Sistema da Chave Mestra” de Charles F. Haanel, segue o resumo da parte 5.

Limpeza mental

A matéria é impotente, passiva, inerte. Mente é força, energia, poder.

O subconsciente pode e resolverá qualquer problema para nós, se soubermos direciona-lo. Os processos subconscientes estão sempre trabalhando.

A única questão é: devemos simplesmente ser passivos a essa atividade ou devemos direcionar conscientemente o seu trabalho?

Devemos ter uma visão do destino a ser alcançado, dos perigos a serem evitados, ou devemos simplesmente “deixar a vida nos levar?”

A mente, que permeia o corpo, é amplamente o resultado da hereditariedade, que, por sua vez, é simplesmente o resultado de todas as crenças e atitudes das nossas gerações passadas.

A compreensão desse fato nos permitirá usar conscientemente todas as características desejáveis ​​com as quais fomos fornecidos, assim como, podemos reprimir e recusar que as características indesejáveis ​​se manifestem.

Novamente, a mente que permeia nosso corpo físico é o resultado do ambiente doméstico, comercial e social, onde milhares de impressões, idéias, preconceitos e pensamentos semelhantes foram recebidos. E tudo isso foi aceito com pouco ou nenhum exame ou consideração.

A idéia parecia plausível, o consciente a recebeu, passou para o subconsciente, onde foi absorvido pelo sistema nervoso autônomo e então incorporado ao nosso corpo físico. “A idéia se tornou carne.”

É assim que estamos constantemente criando e recriando a nós mesmos; nós somos hoje o resultado de nossos pensamentos passados, e seremos o que estamos pensando hoje, a Lei da Atração está trazendo para nós, não as coisas que gostaríamos ou as coisas que desejamos, mas nos traz “o que é nosso”, as coisas que criamos por nossos processos de pensamento, seja consciente ou inconscientemente.

Infelizmente, muitos de nós estão criando essas coisas inconscientemente.

Se estivéssemos construindo uma casa, o quão cuidadosos seríamos em relação ao projeto? Deveríamos estudar todos os detalhes? Como deveríamos selecionar o material? No entanto, quão descuidados somos quando se trata de construir a nossa Casa Mental.

Se não guardarmos nada além de um pensamento corajoso, otimista, positivo e imediatamente lançarmos qualquer tipo de pensamento negativo na lata de lixo, e recusarmos a nos associar ou nos identificar de qualquer forma ao pensamento negativo, qual será o resultado?

Nosso material mental é agora do melhor tipo! Podemos usar qualquer cor que desejarmos; sabemos que a textura é firme, que o material é sólido, que a casa não vai desabar e que não temos medo, nem ansiedade em relação ao futuro; não há nada a cobrir, não há remendos a esconder.

Estes são fatos psicológicos; não há teoria ou suposição sobre esses processos de pensamento; não há segredo sobre eles; de fato, eles são tão claros que todos podem entendê-los.

É por isso que a limpeza mental, moral e física é absolutamente indispensável para que possamos obter progresso de qualquer tipo. E essa limpeza deve ser feita todos os dias para manter a casa limpa.

Para obter esse estado, são necessários três processos:

  1. Você deve sinceramente desejá-lo.
  2. Você deve reivindica-lo.
  3. Você deve tomar posse dele.

Você deve estar familiarizado com a hereditariedade. Darwin, Huxley, Haeckel e outros cientistas empilharam evidências de que a hereditariedade é uma lei que acompanha a evolução das espécies.

É a hereditariedade progressiva que dá ao homem sua atitude ereta, seu poder de movimento, os órgãos de digestão, circulação sanguínea, força nervosa e muscular, estrutura óssea e muitas outras faculdades do corpo físico.

Há fatos ainda mais impressionantes sobre a hereditariedade da força mental. Tudo isso constitui o que pode ser chamado de hereditariedade humana.

Mas há uma hereditariedade que pouquíssimos cientistas mediram. A maioria levanta as mãos em desespero, dizendo que não podem dar conta do que vêem, ou que isso não existe, ou que a ciência não pode provar. É a hereditariedade divina.

É a força benigna que decreta a criação primordial. Ela vibra do Divino, direto para todo o ser criado. Ela origina a vida que o cientista não fez, nem jamais pode fazer.

Destaca-se entre todas as forças supremas, inacessíveis. Nenhuma hereditariedade humana pode abordar isso. Nenhuma hereditariedade humana está à sua altura.

Esta Vida Infinita flui através de você; é você. Suas portas são as faculdades que compõem a sua consciência. Manter essas portas abertas é o segredo do poder. Não vale a pena fazer um esforço?

O grande fato é que a fonte de toda vida e todo poder vem de dentro. Pessoas, circunstâncias e eventos podem sugerir necessidades e oportunidades, mas a percepção, força e poder para responder a essas necessidades serão encontradas dentro.

Quanto mais damos, mais recebemos

O atleta que deseja se fortalecer deve usar a força que possui, e quanto mais ele dá, mais ele receberá. A empresa que não prestar um serviço eficiente logo não terá clientes.

O poder depende do uso adequado do poder; o que é verdadeiro em todos os campos de empreendimento, todas as experiências da vida, é verdade sobre o poder do qual todo outro poder é gerado: o poder espiritual.

Tire o espírito e o que resta? Nada. Toda posse é o resultado da atitude acumulativa da mente. Esta é a varinha mágica que permitirá que você receba a idéia, e formule planos para você executar, e você encontrará tanto prazer na execução quanto na conquista.

Exercício parte 5: persista

Agora, vá para o seu quarto, sente-se no mesmo lugar, na mesma posição que antes, e selecione mentalmente um lugar que tenha lembranças agradáveis.

Faça uma imagem mental completa, veja os prédios, os terrenos, as árvores, os amigos, tudo bem detalhado.

Talvez no princípio você tenha dificuldade em construir as images mentais, ou talvez o seu pensamento vague para vários lugares exceto no ideal sobre o qual deseja se concentrar.

Mas não deixe que isso te desencoraje. A persistência vencerá, mas a persistência exige que você pratique esses exercícios todos os dias sem falhar.

Estudo: perguntas e respostas

1- Que proporção da nossa vida mental é subconsciente?
Pelo menos noventa por cento.

2- Esse vasto armazém mental é geralmente utilizado?
Não.

3- Por que não?
Poucos entendem ou apreciam o fato de que é uma atividade que eles podem direcionar conscientemente.

4- De onde a mente consciente foi inicialmente influenciada?
Pela hereditariedade; isso significa que é o resultado de todos os ambientes e crenças das nossas gerações passadas.

5- O que a Lei da Atração está trazendo para nós?
O que é “nosso”.

6- O que é o “nosso”?
É o que somos interiormente. É o resultado do nosso pensamento passado, consciente e subconsciente.

7- Qual é o material com o qual construímos nosso lar mental?
Com os pensamentos que entretemos.

8- Qual é o segredo do poder?
O reconhecimento da onipresença da onipotência.

9- De onde ele se origina?
Toda vida e todo poder vem de dentro.

10- Sobre o que depende a posse de poder?
Do uso adequado do poder que já está em nossa posse.


Estamos postando semanalmente o resumo de cada uma das 24 partes do livro. Mas não se esqueça que você deve realizar todos os exercícios propostos, senão você não obterá nenhum resultado.