O Sistema da Chave Mestra - Parte 6

02 de Março de 2020

Conforme prometido segue o resumo da parte 6 do livro “O Sistema da Chave Mestra” de Charles F. Haanel.

Necessidades são demandas, e demandas criam ações, e ações geram resultados. O processo de evolução está constantemente construindo nossos amanhãs a partir de hoje.

O desenvolvimento individual deve ser gradual, com capacidade e volume cada vez maiores, dia após dia.

Precisamos saber que se infringirmos os direitos dos outros, teremos problemas nas mesmas proporções. A 3ª Lei de Newton, também conhecida como a lei da ação e reação, não serve apenas para objetos inanimados ou experiências científicas.

Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto.

Isso é uma indicação de que o sucesso depende do mais alto ideal moral, que nada mais é do que: “o maior bem para o maior número de pessoas.”

Harmonia

Aspiração, desejo e relações harmoniosas, mantidas constante e persistentemente, alcançarão resultados positivos.

O maior obstáculo são as idéias errôneas e fixas. Para estar em sintonia com a verdade, devemos possuir equilíbrio e harmonia.

Para receber informações, o receptor deve estar em sintonia com o transmissor, assim como o rádio de seu carro.

O pensamento é um produto da mente e a Mente é criativa, mas isso não significa que o Universal mudará seu modus operandi para se adequar a nós ou a nossas idéias, mas significa que podemos entrar em uma sintonia harmoniosa com o Universal, e quando entendermos isso, podemos pedir qualquer coisa a que tenhamos direito, e o caminho será revelado.

Em primeiro lugar, existe o grande mundo mental em que vivemos, nos movemos e temos nosso ser. Este mundo é onipotente, onisciente e onipresente; responderá ao nosso desejo em proporção direta ao nosso propósito e fé.

O objetivo deve estar de acordo com a lei do nosso ser, ou seja, deve ser criativo ou construtivo. Nossa fé deve ser forte o bastante para gerar uma corrente de força suficiente para trazer nosso propósito à manifestação.

Poder de concentração

Todo pensamento coloca as células cerebrais em ação; se o pensamento é suficientemente refinado e concentrado, ele se expressa perfeitamente.

Parece muito simples, não? Então escolha um único objetivo e concentre sua atenção nele por dez minutos. Você pode fazer isso?

Provavelmente a sua mente vagará uma dúzia de vezes e será necessário trazê-la de volta ao objetivo original, e cada vez que o efeito for perdido, no final dos dez minutos, nada será ganho, porque você não foi capaz para manter seu pensamento firme no propósito.

É, no entanto, com a atenção que você finalmente será capaz de superar obstáculos de qualquer tipo que apareçam no seu caminho, e a única maneira de adquirir esse maravilhoso poder é através da prática - a prática leva à perfeição, assim como em qualquer outra coisa.

As circunstâncias e o ambiente seguem a tendência do progresso mental e espiritual; conhecimento leva ao crescimento; inspiração leva a ação; percepção leva a oportunidade; sempre o espiritual primeiro, depois a transformação.

Exercício parte 6: concentre-se

Para cultivar o poder da atenção, leve uma fotografia com você para o mesmo assento, na mesma sala e na mesma posição que antes. Examine-a de perto por pelo menos dez minutos, observe a expressão dos olhos, a forma dos traços, as roupas, a maneira como os cabelos são arrumados; de fato, observe cuidadosamente todos os detalhes mostrados na fotografia.

Agora cubra e feche os olhos e tente vê-la mentalmente; se você conseguir ver todos os detalhes perfeitamente e formar uma boa imagem mental da fotografia, deve ser parabenizado; caso contrário, repita o processo até que você possa.

É através de exercícios como esses que você finalmente será capaz de controlar seu humor mental, sua atitude, sua consciência.

Estudo: perguntas e respostas

1- O que é o poder da concentração?
É a mais alta realização pessoal que pode ser adquirida e a característica distintiva de todo homem ou mulher de sucesso.

2- Como pode ser adquirido?
Praticando fielmente os exercícios deste Sistema.

3- Por que isso é tão importante?
Porque nos permitirá controlar nossos pensamentos. Uma vez que os pensamentos são causas, as condições devem ser efeitos; se podemos controlar a causa, também podemos controlar o efeito.

4- O que pode mudar os resultados no mundo objetivo?
Aprender os métodos básicos do pensamento construtivo.


Estamos postando semanalmente o resumo de cada uma das 24 partes do livro. Mas não se esqueça que você deve realizar todos os exercícios propostos, senão você não obterá nenhum resultado.